PRODUTO E PROCESSO “DERIVADOS DE NITRO-ALCENOS COMO AGENTES ANTIMICROBIANOS

A presente invenção refere-se ao processo e produto gerado de derivados do nitrofenileteno e seus derivados análogos ou homólogos como agentes leishmanicidas. Os compostos foram planejados através de técnicas de modelagem molecular, pela interação e reação dos derivados com um modelo simplificado das enzimas envolvidas no metabolismo da leishmania. Em seguida, os de rivados foram sintetizados através de reações clássicas de condensação aldólica e avaliados através do modelo de determinação da viabilidade de formas promastigotas de leishmania amazonensis e bactérias gram-positivas e gram-negativas, onde o composto 1-nitro-2-[4<39>-metoxi-]- fenileteno se mostrou mais efetivo em todas as concentrações para todos os agentes avaliados.

Product and process derivatives of nitro-alkenes as antimicrobial agents. the present invention relates to the process and the product generated of nitrophenylethen derivatives and their analogous or homologous derivatives as leishmanicidal agents. the compounds were designed through molecular modeling techniques, by the interaction and reaction of the derivatives with a simplified model of the enzymes involved in the metabolism of leishmania. then those of the rivates were synthesized through classical reactions of aldol condensation and evaluated through the viability determination model of promastigote forms of leishmania amazonensis and gram-positive and gram-negative bacteria, where the compound 1-nitro-2- [ 4-methoxy-4-phenylethene was shown to be more effective at all concentrations for all evaluated agents.

BR 10 2012 026963 5
    Marta Chagas Monteiro, Pedro Roosevelt Torres, Rosivaldo dos Santos Borges, Diane Cunha dos Santos, Joyce Karen Lima Vale