ISOLADOR COMPACTO BASEADO EM UM CRISTAL FOTÔNICO BIDIMENSIONAL COM REDE QUADRADA PARA OPERAÇÃO EM SISTEMAS DE SUB-TERAHERTZ

A presente invenção é um isolador compacto que promove o controle sobre o fluxo de um sinal eletromagnético em circuitos com frequência de operação na faixa de sub-terahertz. É baseada em um cristal fotônico bidimensional composto por cilindros dielétricos dispostos periodicamente em uma rede quadrada. O dispositivo permite que um sinal eletromagnético se propague, com baixas perdas de inserção, da porta de entrada para a porta de saída (sentido direto), enquanto bloqueia o sinal parasita que provém da porta de saída (sentido inverso). O controle de fluxo é feito através de uma cavidade ressonante localizada na região de junção, em especial pelo cilindro de ferrite magnetizada ? operando no regime de ressonância ferromagnética ? que faz parte da referida cavidade. As reflexões no interior da cavidade ressonante do dispositivo, combinadas ao sinal incidente, dão origem, no cilindro de ferrite magnetizada, a uma distribuição de campo que se assemelha àquela de vórtices eletromagnéticos.

ITEC - Instituto de Tecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    BR 10 2016 030663 9
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL 5
  • Autor(es):