DIVISOR POR TRÊS NÃO RECÍPROCO BASEADO EM UM RESSOADOR MAGNETO-ÓPTICO

DIVISOR POR TRÊS NÃO RECÍPROCO BASEADO EM UM RESSOADOR MAGNETO-ÓPTICO

A presente invenção, baseada em um cristal fotônico bidimensional onde são inseridos defeitos de forma controlada, tem como função a divisão da potência de um sinal de entrada, presente em um dos seis guias de onda que o compõem, entre outros três guias de onda (saidas), enquanto mantém isolada a entrada das saidas com o auxílio dos dois guias de onda restantes. O principio de funcionamento do dispositivo é baseado no alinhamento de um modo dipolo, excitado na cavidade ressonante, de tal sorte que os nós do modo fiquem orientados na mesma direção de dois guias, fazendo com que nestes não sejam excitadas ondas eletromagnéticas. Este alinhamento faz com que os três guias de saída recebam, cada um, cerca de um terço da potência do sinal de entrada. A orientação do modo dipolo é controlada pelo campo magnético DC aplicado e pelos parâmetros físicos e geométricos do ressoador.

ITEC - Instituto de Tecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    BR 10 2013 018869 7
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL 5
  • Autor(es):