Oficina de Criação e Validação de Ideias debate o empreendedorismo no auditório da UEPA

Publicado em: 01/09/2015 às 17:24

A oficina, realizada pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – Universitec, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), foi ministrada pelo professor de Engenharia de Software na UFPA, Adailton Magalhães Lima.

Durante as quatro horas de duração da oficina, foram promovidos debates, reflexões e troca de experiências sobre os problemas da sociedade e técnicas de como propor soluções inovadoras para tais questões. Em um formato de gincana, o facilitador distribuiu os participantes em grupos para criar uma ideia que gerasse algum tipo de melhoria e mudança no meio social. Discussões sobre saúde, nutrição, desenvolvimento humano e reciclagem foram os tópicos mais abordados.

“Aprendi a enxergar os problemas do cotidiano e a elaborar ideias simples que possam futuramente resolver problemas sociais, assim como a trabalhar em equipe e lidar com outros integrantes. Foi uma experiência muito marcante, por isso espero que tenha muito mais eventos como esse”, relatou Victor Almeida, do curso de Engenharia Ambiental da UEPA, que também participou do Desafio Inove+ 2014 e pretende inscrever-se na competição este ano. Além de alunos da UEPA, estiveram presentes estudantes da Estácio FAP, UFRA, UFPA, UNAMA e FATEBE.

No final da dinâmica proposta durante a oficina, os alunos vencedores, que idealizaram um sistema de armazenamento, coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha para produção de sabão, foram premiados com um exemplar de um livro para incitar o desenvolvimento de ideias criativas, o “Manual do líder criativo”, do autor Damrong Pinkoon.

Uma próxima oficina já está marcada para o dia 12 de setembro, com vagas esgotadas. Mas para os alunos de graduação que têm interesse em participar de competições de empreendedorismo, clique aqui e inscreva-se na maior competição universitária de ideias inovadoras do Pará: o Desafio Inove+ segue com inscrições abertas até o dia 12 de setembro.