Universitec Ano VI: Mostra de arte SPAM revela a Amazônia sob a interferência da tecnologia

Publicado em: 26/03/2015 às 16:02

A mostra inédita ocorrerá em um espaço não convencional: vai ocupar as paredes do prédio da Universitec, a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, na ocasião do aniversário de seis anos do polo. “A ideia de ocupar espaços não convencionais com arte contemporânea, pulando os muros dos museus e galerias, vem tomando força por aumentar as possibilidades de discursos e com outro perfil de público. Talvez isso seja a democratização da arte, esse transbordamento”, diz Ramiro.

Batizada de SPAM – as mensagens muitas vezes indesejadas que chegam de surpresa e invadem os nossos e-mails –, a mostra reúne obras de jovens artistas, e parte da tradição das paisagens, atmosfera e elementos caboclos, para culminar na virtualidade e na interferência que a tecnologia imprime a essa realidade.

“O nome remete àquela mensagem em massa enviada pela a internet, sem público certo, atingindo a todos indiscriminadamente. Esse é o sentido que busquei ao propor uma ocupação com obras de arte digital e contemporânea em um espaço que não foi projetado para este fim, e que nunca recebeu uma exposição de arte, e proporcionar um encontro com a produção de jovens artistas paraenses”, explica o curador, criador do Salão Xumucuís de Arte Digital.

Para Ramiro, o convite para a ocupação artística da Universitec possibilita uma ponte entre a inovação tecnológica proposta pela Agência da UFPA e o potencial criativo e inovador pungente da arte contemporânea produzida na Amazônia. “Como o Universitec é uma incubadora de projetos inovadores que pensam uma Amazônia sustentável e tecnológica, essa ocupação é, nesse âmbito, uma incubadora de artistas”.

O projeto de composição da mostra foi feito a partir de imagens encontradas nas redes sociais de cinco artistas: Cléber Cajun, Diogo Vianna, Flávia Souza, Henrique Montagne Figueira e Renata Aguiar. “Baixei as imagens, fiz a proposta de exposição e eles toparam. Eram obras de arte em potencial que estavam perdidas nesse grande acervo de possibilidades que é a internet”, comenta.

Universitec: seis anos
Além da mostra SPAM Xumucuís, a programação de seis anos da Universitec promove ações sobre Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual. As inscrições para a oficina são gratuitas e estão abertas.

“A Universitec integra uma nova matriz econômica para a região: não aposta na Amazônia como mera produtora de matéria-prima, mas quer agregar ciência e tecnologia a sua riqueza genética, a fim de colaborar para manter a floresta em pé, e gerar negócios que gerem bons impactos econômicos e sociais para a sua população”, pontua Gonzalo Enríquez, diretor da Agência, referência nacional em inovação, tecnologia e empreendedorismo na Amazônia.

Fundada em 31 de março de 2009, a Universitec realiza serviços de incubação de empresas de base tecnológica, por meio do PIEBT; ações de fomento ao empreendedorismo dentro da academia; e proteção do conhecimento, por meio do setor de Propriedade Intelectual.

Oficina
A “Oficina de criação e validação de ideias” será ministrada por Leila Furtado, que coordena as ações de Empreendedorismo da Universitec. Com o objetivo de apresentar métodos de validação de problema, ideia e solução, a oficina será realizada às 10h30, e a participação é aberta ao público. Para se inscrever, basta enviar email com o nome completo e contato para piebt@ufpa.br, ou ligar para a Universitec: 3201-8022.

Serviço: Abertura da ocupação artística SPAM Xumucuís, no prédio da Universitec, Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, na terça-feira (31), a partir de 9h, dentro da programação de aniversário de seis anos da Agência, localizada no Setor Profissional da instituição, no campus Guamá. Telefone: 3201-8022.