Investidores de São Paulo visitam a vitrine tecnológica da Universitec

Publicado em: 13/07/2015 às 13:22

Augusto César Anunciação, gerente de Atração de Investimentos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), indicou aos investidores a visita à Universitec. “São pessoas interessadas em investir no setor de açaí, e trouxemos até a Agência para que eles conheçam a variedade de opções da área”.

Para César Lopes, um dos três investidores presentes na reunião, o foco é agregar inovação na exploração do fruto. “Queremos gerar recurso e riqueza que fique no estado, e para isso é fundamental integrar nessa cadeia tecnologia e inovação”.

Vitrine Tecnológica
Amazon Dreams
No encontro, Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec, falou sobre o trabalho desenvolvido na Agência e destacou as empresas incubadas no PIEBT que atuam a partir da exploração do açaí, como a Amazon Dreams, que aprovou em recente edital da Tecnova/ Fapespa o projeto “Diversificação da linha de produtos à base de açaí”, na busca de agregar valor aos produtos deste fruto tão característico na flora da região e marcante na cultura do Pará.

“O açaí vem sendo tratado como um commodity pelas empresas consumidoras de sua polpa e a Amazon Dreams tem a missão de mudar esse cenário, trazendo produtos de alta tecnologia e inovadores à base de açaí ao mercado, tornando a região um referencial na extração de antioxidantes produzidos com matrizes amazônicas e a partir de tecnologia totalmente desenvolvida na região, tendo como base a sustentabilidade da Amazônia”, explica Afonso Ramôa Jr, CEO da Amazon Dreams.

Criada em 2002 por pesquisadoras da UFPA e um dos grandes cases de sucesso atuais da Universitec, a Amazon Dreams se destaca por desenvolver compostos ricos em antioxidantes a partir de frutos e folhas da região amazônica, como, por exemplo, o açaí.

A companhia desenvolveu processos patenteados altamente tecnológicos que utilizam apenas água e bioetanol para a produção de extratos com grau de pureza que atingem valores de até 70%, além de outros produtos, como o óleo de açaí, fabricado sem a utilização de solventes químicos – feitos inéditos no Brasil e no mundo. Essas novas tecnologias se aliam à sustentabilidade e ao desenvolvimento local – a matéria-prima é fornecida por cooperativas de fruticultores da região, beneficiando assim diversas famílias.

Em 2009, a Amazon Dreams foi a primeira empresa da região Norte a ser contemplada pelo Fundo Criatec de Capital Semente para investimentos de Capital de Risco – o primeiro fundo de investimentos desta natureza do país. Em 2012, recebeu o Prêmio Finep Nacional na categoria Micro/Pequena Empresa. Sua mais recente conquista foi a contemplação no edital Tecnova da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Eco-piso de açaí
Outro projeto destacado no encontro propõe um uso surpreendente do fruto. Você já imaginou um barco feito a partir de copos descartáveis reciclados? E pisos feitos de caroços de açaí? Chamados de eco-piso, os produtos foram criados em duas versões: a partir de copos descartáveis e outra feita de caroços de açaí. A invenção, patenteada pela professora Carmen Gilda Barroso Tavares Dias, vice-diretora da Faculdade de Engenharia Mecânica, parte de um princípio: usar como matéria-prima o lixo.

Os copos descartáveis usados são higienizados, triturados e combinados com madeira para criar o material que pode ser usado como piso e como divisória. “A durabilidade é equivalente à da cerâmica tradicional, usada em pisos”, explica Milene Beichemol, de Engenharia Mecânica A mistura, quando adicionada ao aço, e é usada em estruturas flutuantes, chamadas de eco-barcos.

O caroço de açaí, também misturado à madeira, dá origem à outra possibilidade de eco-piso, também de boa resistência e alta durabilidade. “É mais barato e sustentável que o piso vendido no comércio, porque parte de uma matéria-prima gratuita: caroços de açaí que seriam descartados”, explica Milene.