Governo lança Startup Pará e incentiva empresas e ideias inovadoras

Postado em 09 de dezembro de 2019

No próximo dia 18, quarta-feira, a partir das 10h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, o Governo do Estado lançará a iniciativa Startup Pará, para selecionar empresas de bases tecnológicas e pessoas com ideias inovadoras. O objetivo é promover geração de renda a partir de arranjos institucionais baseados em projetos das áreas de energia, mineração, piscicultura, soluções digitais, governança e outras cadeias produtivas.

As secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Planejamento (Seplan), e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) estarão à frente do projeto. “A ideia é promover a aceleração de empresas e capacitação com recursos que serão concedidos aos empreendedores selecionados por meio de edital”, explicou o titular da Sectet, Carlos Maneschy, adiantando que a divulgação do edital está prevista para a primeira quinzena de janeiro.

Inicialmente, a previsão é de 3 milhões de reais em investimentos no projeto, com limite máximo de 80 mil reais por empreendedor e de 200 mil reais por empresa. “Será um projeto voltado a quem tem ideias novas, para transformar, e para alguém que já tem empresa, mas quer ampliar, prosperar”, reforçou Carlos Maneschy.

“A gente fica muito feliz porque é uma política pública voltada à inovação, envolvendo tecnologia da informação e solução de gargalos na prestação de serviços à população, com a criação de novos produtos para atender a variadas demandas”, informou a titular da Seplan, Hana Gassan.


Publicado originalmente em 04/12/2019 às 19h44 no portal da Agência Pará.

Texto: Carol Menezes (Secom/Governo do Pará).