Curta Essa Ideia: Ciclo de palestras reúne dezenas de calouros

Publicado em: 23/05/2016 às 14:24

O ciclo de palestra do evento “Empreendedorismo: Curta essa Ideia” reuniu cerca de 90 participantes no auditório do PGITEC, na sexta-feira (20). Calouros de diversos cursos puderam conhecer relatos de empresários, estudantes da UFPA já engajados no empreendedorismo e profissionais que tiveram a trajetória transformada pelo comportamento empreendedor.

Foram cinco palestras que mostraram a amplitude do alcance do empreendedorismo em diversos setores, e em diversos níveis: desde jovens que começaram o próprio negócio, ao foco e comprometimento que serviu de alicerce para o crescimento profissional dentro de uma companhia.

A programação iniciou com as boas-vindas aos calouros. “Quero saudar a todos, pois hoje é um grande dia pra vocês e pra nós! Nós que estamos aqui na universidade somos privilegiados por passar e conseguir o que muitos não conseguem. Temos que lutar para que a universidade seja realmente universal, de todos”, declarou Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec, que destacou a importância da iniciativa ao promover o primeiro contato com o empreendedorismo aos jovens alunos.

A tarde trouxe ainda Rosinaldo Silveira, líder do Time Enactus UFPA. Presente em 36 países, a Enactus é uma rede sem fins lucrativos que mobiliza estudantes em prol do empreendedorismo social, para propor soluções a problemas de comunidades carentes em todo o mundo. Criado há um ano, o time UFPA foi premiado no campeonato nacional da Enactus pelo projeto Cíclica, que busca organizar e fortalecer o trabalho dos catadores que atuam na triagem do lixo em Belém.

Luciana Centeno, sócia na Nayah Sabores da Amazônia, contou como foi a trajetória da empresa. “Desde a graduação, que agora vocês iniciam, eu sempre tive comigo a vontade de inovar e trazer os sabores da nossa terra para o foco, considerando o potencial de exploração do cacau na Amazônia, que é enorme, até porque ele é nativo, e sendo um fruto nativo ele possui características genéticas singulares”, comentou.

A palestra de Jorge Francisco Ferreira, da Albrás, foi uma lição de vida. Vindo do interior do Maranhão em busca de melhores condições de vida, Francisco dedicou-se aos estudos e ao trabalho. Iniciou na Albrás como técnico e foi promovido à gerência. “A postura empreendedora é quando você acredita no próprio potencial. Não é porque hoje você ocupa um cargo mais baixo, que você vai se comportar de uma forma menos empreendedora e mais mecânica. É importante sempre persistir e encontrar nessa persistência o teu verdadeiro espírito empreendedor, e nunca parar”.

O encontro teve ainda a fala de Bruna Barbosa. Ela era estudante de direito. Sofreu um grave acidente de carro e decidiu não adiar seus sonhos por nem mais um dia. Bruna começou a cursar administração e se dedicou ao Programação Neurolinguística, conhecida também pela sigla PNL, sistema que consiste em um processo educacional sobre como usar melhor o nosso cérebro. “Fui meu próprio case de sucesso na reabilitação de um acidente de carro em 2012, onde usei minhas ferramentas de PNL e o pouco que sabia de Coaching para amenizar dores, ter uma recuperação mais rápida (50% do tempo estipulado pelos médicos) e utilizar a experiência como impulso e âncora de poder para novos desafios. Sou estudante de administração e costumo dar palestras em colégios e pequenas empresas sobre produtividade. Comecei na profissão atuando na área de comunicação e expressão para vendas e construção de relacionamentos”, conta Bruna, hoje uma bem-sucedida Coaching Empresarial, com clientes até mesmo fora do estado.