Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação reconhece iniciativa nascida na Universitec

Atualizado em: 26/11/2019 às 15:38

Milhares de pessoas visitaram a 10.ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica entre 23 e 25 de outubro, na Estação das Docas, em Belém. Foram três dias de intensa movimentação no Armazém 3 da Estação, onde 40 expositores apresentaram trabalhos acadêmicos, mostraram novidades tecnológicas e demonstraram experiências científicas. Durante o evento de abertura da Feira, o time Enactus UFPA, iniciativa que nasceu na Universitec em 2014, recebeu o reconhecimento da SECTET pelo trabalho desempenhado em prol do desenvolvimento social, econômico e sustentável do Pará.

Abertura – A solenidade teve a apresentação do Madrigal, coral da Universidade do Estado do Pará (UEPA), aplaudido intensamente pelo público que lotou o teatro. A mesa de autoridades foi formada por representantes de instituições de ensino e pesquisa e dos poderes Legislativo e Executivo do Pará. Dentre eles, destacam-se o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, e o diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), Gonzalo Enríquez.

Antes dos discursos oficiais, foi chamado ao palco o time Enactus UFPA, grupo de jovens universitários que utiliza o conhecimento científico para transformar a sociedade. Este ano, o time, que desenvolve cinco iniciativas de empreendedorismo social com comunidades locais, ficou em primeiro lugar no Evento Nacional Enactus Brasil 2019, após disputar com 47 Universidades brasileiras. Um dos projetos do grupo é o Amana Katu, que desenvolveu um sistema de captação da água da chuva compacto, sustentável e de baixo custo. O projeto, que beneficia principalmente comunidades ribeirinhas, conquistou, em 2018, a World Water Race, competição global ocorrida no Vale do Silício, centro global de inovação, nos Estados Unidos. Os estudantes receberam do secretário Carlos Maneschy certificados e placa de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à sociedade paraense.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, destacou o papel da ciência e da tecnologia como propulsoras do desenvolvimento, além de parabenizar o trabalho realizado pelo Governo do Pará, que fortalece a parceria do Estado com as instituições de ensino e pesquisa. “Este trabalho de fortalecimento da parceria para ações de desenvolvimento da ciência e tecnologia é pelo presente e pelo futuro”, destacou o reitor.

Para todos os públicos – Além dos estandes, a 10.ª FECTI contou com oficinas e palestras, realizadas no Teatro Maria Sylvia Nunes e no Espaço Multiuso Estação Business. Um robô gigante apareceu no meio da Feira em vários momentos da programação, chamando atenção de todos com movimentos, luzes e sons, posando para fotos e instigando a curiosidade do público. Na parte externa do Armazém 3, foi feita a exposição e a apresentação de drones. O público teve ainda a oportunidade de visitar o navio da Marinha do Brasil, Tenente Castelo, que ficou aportado na Escadinha da Estação das Docas durante os dias do evento.

O titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, avaliou positivamente a programação. “A Feira foi um grande sucesso, principalmente por instigar nos estudantes da educação básica a curiosidade pela ciência, mostrando a todos como o conhecimento pode transformar suas vidas. Alcançamos o nosso objetivo maior que é promover a popularização da ciência”, disse.

O evento contou com a parceria da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e de outras instituições de ensino e pesquisa. A programação foi encerrada com a palestra “Inovação: a rota para o sucesso”, feita pelo vencedor da quinta edição do reality show O Aprendiz, o consultor de empreendedorismo Clodoaldo Araújo. Depois da palestra, o diretor de Ciência e Tecnologia da SECTET, Demethrius Lucena, agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do evento. “Foram dias de trabalho intenso na preparação da Feira. Agradeço a participação e o empenho de todos: servidores, instituições parceiras, expositores e demais colaboradores. Em nome do Governo do Estado, agradeço e parabenizo a todos”, concluiu.

Atualizado em 30/10/2019 às 15h55.

Texto: Jennifer Galvão (Ascom/SECTET) com adaptações por Orlando Haber (Ascom/Universitec).

Foto: Priscila Castro (Ascom/SECTET).