Estão abertas as inscrições para o workshop de introdução ao empreendedorismo, na UFPA

Publicado em: 11/05/2016 às 18:52

O workshop é uma introdução ao empreendedorismo voltado para os calouros da UFPA, por meio de oficinas, competição e palestras. A ação objetiva revelar características empreendedoras nos participantes e orientá-los a respeito das oportunidades de formação empreendedora que podem ser encontradas dentro da Universidade. Os calouros participarão de dinâmicas de grupo, networking com empreendedores de diversas áreas que contarão suas histórias bem sucedidas e conhecerão alunos da instituição já engajados no movimento empreendedor.

Liderança e trabalho em equipe

Na edição 2016 do evento, diversos representantes de centros acadêmicos serão parceiros da Universitec para a promoção no workshop. Eles participaram do curso de formação que apresentou as dinâmicas que compõe o evento. Os alunos veteranos, então, irão ministrar o workshop para os calouros.

“A fórmula encontrada para atingir um maior número de calouros foi multiplicar a metodologia aos membros dos centros acadêmicos para que atuem como facilitadores. O objetivo geral do treinamento é proporcionar aos participantes a compreensão e a prática das características empreendedoras. Ao final dele, esperamos que os participantes estejam sensibilizados para a importância de uma conduta empreendedora diante dos desafios acadêmicos, pessoais e profissionais”, destaca Leila Furtado, coordenadora de Empreendedorismo da Universitec.

O cenário atual destaca a importância estratégica do empreendedorismo. Pesquisas mostram que três em cada 10 brasileiros têm uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Isto tem um impacto muito importante na economia do país: empresas empreendedoras geram 57% dos novos empregos, segundo o IBGE. Esse potencial pode ir ainda além: pesquisas apontam que 60% dos alunos da graduação têm interesse em empreender um negócio próprio. Empregados empreendedores têm maiores chances de chegar a cargos executivos.

Para o estudante Odielson Duarte Leon, do curso de Licenciatura em Química, o curso de formação empreendedora destaca a importância do trabalho em equipe e do espírito de liderança. “Empreender está ligado a inovar, criar e gerenciar, liderar. Empreender é perceber as possibilidades, lançar um olhar de solução para os problemas. Hoje aprendemos sobre o trabalho de cooperação, a propor solução a problemas por meio do empreendedorismo. As dinâmicas que fizemos aqui nos revelam isso: a importância do trabalho em equipe e a ousadia para solucionar”, destacou Odielson, parceiro da Universitec na promoção do workshop entre os calouros de Química.

Inscrições pelo e-mail: contato@empreendeufpa.com.br

Informações: 91 981533518 (Andréa Furtado)

Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Acesse o site do Curta para mais informações sobre a programação.