ENACTUS UFPA representa a Universidade em Simpósio no Rio de Janeiro

Atualizado em: 20/07/2017 às 11:48

O time ENACTUS participa neste final de semana (dias 20 e 21 de julho) do II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil – um encontro interdisciplinar Empreendedorismo Social no Rio de Janeiro, RJ Brasil, no Sulamérica Convention Center. Esse Simpósio é parte Integrante do Evento Nacional Enactus Brasil 2017, o maior evento de empreendedorismo social estudantil.

A temática que norteará o simpósio é Empreendedorismo Socioambiental. Com isso, o objetivo é  alargar esse lugar de diálogo para uma perspectiva nacional, onde serão reunidos professores, estudantes, pesquisadores, acadêmicos e entusiastas, para discutir novas propostas, valorizar saberes, ampliar horizontes de estudo a respeito do Empreendedorismo Socioambiental no Brasil e desse modo, ser capaz de pensar e propor perspectivas para trabalhar, em conjunto, na construção de uma sociedade mais empreendedora, empoderada e que prioriza melhores condições de vida para todas as pessoas.  O simpósio será uma oportunidade única de cruzar experiências, pesquisas e vozes ao redor do nosso país sobre o ato de empreender.

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil é atualmente promovido pela Associação de Líderes para o Desenvolvimento Sustentável, a Enactus Brasil. Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. A Enactus Brasil é um dos 36 países ao redor do mundo que opera o programa Enactus. Somos uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, onde fornecemos uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam capacidade e talento das pessoas em foco. Com isso, nossos alunos fazem da Ação Empreendedora a ferramenta que transforma vidas. E a transformação acontece dos dois lados: as pessoas que servimos e os alunos, que desenvolvem valores para se tornarem os verdadeiros líderes do futuro.

Antes de embarcar para o Rio de Janeiro, a equipe ENACTUS UFPA fez a exposição de sua apresentação para o Simpósio de Empreendedorismo na Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – UNIVERSITEC, atual parceira do time, como parte importante de mostrar o trabalho desenvolvido por eles na região metropolitana de Belém, sob orientação da coach Soraya Amaral e do professor conselheiro Guto Lacerda. Estiveram presentes na exposição, o diretor da agência Gonzalo Enríquez, juntamente como os setores de Empreendedorismo, Incubação de Empresas e Transferência de Tecnologia e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da PROPESP, Rômulo Angélica. Os três projetos mostrados são o Cíclica, um empreendimento sobre o consciência e educação em relação ao lixo e a reciclagem; a Fiero que consiste na conscientização e melhor aproveitamento do consumo através de feiras populares e a Costuraê que empreende com capacitação e suporte necessário para desenvolver um trabalho com técnicas de corte e costura para comercialização de produtos artesanais que em sua maioria possuem valor de conscientização ambiental, fazendo-se, por exemplo, a reutilização de retalhos na confecção dos produtos.

O time ENACTUS é finalista em três prêmios:

Professor Conselheiro do Ano

Prêmio Edital Inpev: A Central do Futuro

Prêmio Estudante Líder do Ano

Conheça mais sobre o time ENACTUS UFPA: