Empresas do PIEBT/ Universitec são destaque na programação do Pará Negócios 2015

Publicado em: 09/11/2015 às 16:34

A empresa incubada no Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), Mundo Digital Interativo (MDI), foi destaque no Jornal Liberal, da filiada da Rede Globo, em matéria sobre a Feira Pará Negócios 2015, que está na sua 4º edição. A MDI mostrou no evento um simulador que auxilia no aprendizado da química, principalmente para alunos do Ensino Médio.

Marta Amorim, uma engenheira florestal que aproveitou para visitar o stand, aprovou a ideia inovadora da startup. “Eu, como técnica química, adorei. Tem a tabela periódica, todos os equipamentos, todos os produtos. Então achei ótimo”, elogiou.

Tecnologia em nome do ensino
“Nossa ideia inicial foi desenvolver simuladores que apoiassem esses processos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. Os simuladores são basicamente o uso de técnicas de jogos digitais, ou seja, como se fosse um jogo de computador, mas voltado pra aprendizagem”, declarou Paulo Rocha, um dos expositores da MDI.

Conhecida por desenvolver ambientes de aprendizado por meio da internet e laboratórios digitais, a MDI tem como carro-chefe o desenvolvimento de simuladores de experiências principalmente na área das ciências exatas: matemática, física e química, ainda com participação efetiva na engenharia aplicada.

PIEBT/ Universitec na Pará Negócios
Com o apoio do Sebrae-PA e da Fapespa, cinco empresas incubadas no PIEBT/ Universitec participaram da Feira Pará Negócios 2015. Além da MDI, estiveram presentes a Amazônia Biotech, que pesquisa o desenvolvimento de membrana biocompatível que pode ser usada como veículo para aplicação de fármacos e tecidos lesionados; a Yara, busca desenvolver produtos a partir de matérias primas da floresta, colocando no mercado produtos de elevada concentração de essências naturais, voltadas para promover o cuidado com saúde, bem-estar e a beleza; a Ensolaris, voltada para o desenvolvimento de tecnologia de energia sol; e a Nayah, que busca verticalizar a produção do chocolate na região, explorando os insumos locais e as propriedades funcionais do cacau.

“O evento apresentou grandes oportunidades para as empresas incubadas agendarem rodadas de negócios, com oportunidades concretas de investimentos em seus produtos e/ou processos, como é o caso da Ensolaris, que atraiu cinco clientes interessados em implantar energia solar em seus prédios”, comentou Gonzalo Enríquez, diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – Universitec.

Ciência e Tecnologia na Universidade
O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, visitou os stands das empresas incubadas e participou da mesa de debate sobre o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentado por Maria Cristina Ribeiro da Silva Leftel no evento. Na ocasião, Maneschy ressaltou a importância das universidades contarem com sua Política de Inovação Tecnológica, que representa um grande avanço para a gestão da ciência e tecnologia por parte das universidades, destacando a possibilidade de que os Núcleos de Inovação (NITs) sejam transformados em fundações para gestar seus próprios recursos.