Conheça as 10 ideias finalistas do Desafio Universitário Inove +

Publicado em: 25/11/2014 às 18:30
Tempo de leitura: 11 minutos

 

Escolha das melhores ideias
Na Grande Final, cada uma das dez equipes terá 5 minutos para apresentar no palco o que desenvolveram ao longo de cerca de 40 dias de trabalho e convencer o público e os jurados de que sua ideia é a melhor desenvolvida.

O público presente no Centro de Convenções poderá participar da escolha das três melhores ideias, pois representará o quinto membro da comissão de avaliação. Um sistema web será utilizado para permitir que o público vote utilizando smartphones, no dia do evento (29). Entre os membros da comissão avaliadora estarão representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Pará (Senai-PA), Banco da Amazônia e investidores.

Confira abaixo as ideias finalistas:

1ª: Aplicativo de Educação Financeira para Crianças
Problema: Endividamento vem crescendo no Brasil nos últimos anos devido à falta de preparo das pessoas em gerenciar sua renda, dado que educação financeira no Brasil não é algo que se aprende nas escolas como nos Estados Unidos. A inserção do ensino da educação financeira às crianças possibilita que se tornem adultos capazes de alcançar o equilíbrio orçamentário.

A ideia: O produto é um aplicativo de educação financeira no formato de jogo que ensina de forma fácil, didática e divertida para crianças as técnicas de gestão financeira, com isso, capacita os mesmos a fazer melhor uso do dinheiro permitindo que elas obtenham na fase adulta uma solida formação de administração das finanças pessoais. Através da consultoria oferecida para as escolas (públicas e privadas) será divulgado o aplicativo para que os professores mostrem as crianças e tentar suprir a lacuna da falta de ensino de educação financeira nas escolas. O Aplicativo será desenvolvido através do curso gratuito disponibilizado por funcionários do Google no site Udacity através da linguagem de programação Java. Inicialmente o protótipo do aplicativo será baixado gratuitamente, os rendimentos serão provenientes da publicidade que fica rodando no cabeçalho ou rodapé da tela um banner com publicidade de produtos ou serviços e do pagamento da consultoria. O aplicativo poderá ser baixado diretamente do Google play.

2ª: Aproveitamento de água da chuva para geração de energia elétrica
Problema: Buscamos gerar um sistema alternativo de geração de energia elétrica que pode ser adquirido e operado pelo cliente. O consumidor irá gerar sua própria energia e terá reduzidos os seus gastos com energia proveniente da concessionária de abastecimento, além de uma economia no consumo de água, pois neste sistema a água que gera energia também poderá ser utilizada para outras finalidades pelo comprador do produto / serviço. Pretendemos chegar ao cliente através de parcerias com instituições de tecnologia das mais diversas áreas, buscando assim formar uma rede de articulação entre a nossa ideia, as instituições parceiras e o cliente.

A ideia: Os modelos de geração de energia existentes no Brasil ocasionam grandes impactos ambientais e sociais além de não garantir o acesso a esta energia a uma grande parcela da população. Além disso, o custo da energia elétrica está crescendo a cada ano, devido aos reajustes sofridos, o que reflete no bolso do consumidor. Diante desta situação buscamos desenvolver um modelo de geração de energia elétrica que seja sustentável, econômico e atrativo para o mercado. Desenvolveremos o projeto através de parceiros chaves como Fornecedores de tubos e conexões local, que já possuem nichos com grande demanda pelos nossos serviços e que ainda podem dar visibilidade ao nosso trabalho e assim construir uma imagem positiva aos novos negócios e clientes. Nossa proposta é oferecer Tecnologia prática e de fácil manuseio na modalidade “turn key” (quando a empresa contratada se compromete a entregar a obra em condições de pleno funcionamento), mas também para Contratos na modalidade de concessão conhecidos como “B.O.T” (Build/Operate/Transfer), nos quais assume a responsabilidade total da obra, incluindo projeto conceitual, projeto executivo, fornecimento de equipamentos e materiais, obras civis, montagens de campo, partida, operação e manutenção. Além poderá oferecer confiabilidade ao cliente, pois conta com uma mão de obra qualificada e gerenciada para todas as etapas do processo, indo desde o projeto conceitual até a manutenção, pois todos os membros da equipe trabalharam em grupo de pesquisa especialista em aproveitamento de água da chuva na região metropolitana de Belém.

3ª: BeijúCar – Tapiocaria Móvel
Problema: Devido à rotina atribulada, muitas pessoas fazem suas refeições na rua. A alimentação de rua é um serviço importante para a população que necessita fazer uma refeição rápida. Entretanto os pontos que oferecem esse tipo de serviço possuem falhas que comprometem a saúde dos clientes, a higiene dos alimentos, a qualidade nutricional dos produtos e prejudica a mobilidade urbana. Devido a esses problemas, os vendedores ambulantes de alimentos são vistos negativamente até mesmo por quem consome seus produtos.
A ideia: Utilizar um veículo adaptado (food truck), como um ponto de venda móvel, que obedeça às normas sanitárias, ofereça um alimento nutritivo e funcional, com apelo a culinária local, sem obstruir as vias públicas. Optamos pela tapioca, um produto com grande aceitação pelo público, que supre eficientemente a necessidade de alimentação rápida devido ao fácil manuseio. O cardápio contará com tapiocas tradicionais e recheadas com ingredientes regionais. Além do preparo de gomas aromatizadas e coloridas com corantes naturais.

4ª: Projeto de Gerenciamento Inteligente de Trânsito Veicular
Problema: O Problema de falta de fluidez no transito, o que engloba engarrafamentos, desperdício de tempo e combustível. Como aqui tudo está palitado em ideias, às vezes deixamos alguns detalhes pra implementação da ideia. Mas poderíamos discorrer em algumas observações 1.Hardware Os sinais de transito são equipamentos eletrônicos basicamente com temporizadores fixos. Nossa ideia prever a adaptação desses equipamentos através de interfaces(Componente eletrônico que deve ser desenvolvido ou comprado) para “conversar” com uma central controladora. Esta central controladora é que receberá do servidor do sistema os parâmetros de balanceamento e que por sua vez através de uma rede comunicação(ou rede sem fio ou cabos) acionará as interfaces ligadas aos sinais de transito mudando seu tempo para mais ou para menos se necessário. A central controladora também será um equipamento que será desenvolvido ou comprado. A partir disso já podemos perceber que há um ganho para o cliente adquirente do sistema. Primeiro não precisa trocar os sinais. Segundo mesmo que troque o sistema não será afetado já que os sinais “escutam” apenas as interfaces, deixando o sistema livre de mudanças de especificações em equipamentos de trafego veicular. Os coletores serão outros equipamentos que terão um papel essencial. Através do envio de dados obtidos pelo servidor dos coletores, será possível ajustar o balanceamento, bem como suprir de informações o sistema para outros processos como estatísticas. Com alguma adaptação poderemos também flagrar excesso de velocidade e ai a ideia se expande. Quanto ao software temos aqui partes que formam o sistema. 2. Software 1. Subsistema Gerenciador Administrativo. Nesse sistema existirão cadastros, parâmetros, relatórios, coisas necessárias para o funcionamento, controle, segurança bem como o aperfeiçoamento do sistema. 2. Subsistema Balanceador do trafego Ligado ao Subsistema Gerenciador Administrativo o Balanceador através de algoritmos complexos (Regressão Linear, Regressão Logística e rede neural) dará o devido processamento as informações das regiões que serão gerenciadas pelo sistema. O papel desse software é essencial para o funcionamento do sistema, ajustando tempos de sinais. Aqui não podemos estender explicações já que essa parte será o “pulo do gato” da ideia. 3. Marketing Através de publicidade em revistas que circulam em órgãos públicos. Bem como apresentações do projeto para diretores de órgãos de transito estadual, municipal e Federal. Frase pra propaganda. Sugestão: “Não passe mais sua vida no transito. Prefeitura de Belém. Pensando sempre em você”. 4. Tamanho do Mercado Gigante. Considerando as grandes metrópoles, incluindo claro Belém, cidades, como campinas(semelhantes), Ananindeua(semelhantes) e etc.

A ideia: Produto: Sistema Inteligente de Gerenciamento de Trânsito Veicular. O Sistema coletará dados das vias delimitadas como regiões, através de aparelhos coletores de dados (Velocidade média, quantidade de veículos / tempo), que enviarão para a Central do Sistema Inteligente. A partir das informações coletadas ou digitadas por operadores quando for o caso, o sistema fara o balanceamento do tempo dos semáforos. Este balanceamento que será resultado de um algoritmo inteligente, baseado no conjunto de dados obtidos de toda uma região em um intervalo de tempo, possibilitará que os tempos dos semáforos sejam alterados dinamicamente de forma que aumente a fluidez no trânsito daquela região. Pretendemos criar um modelo de negocio e buscar financiamento de instituições responsáveis por transito veicular.

5ª: Reviva! Centro Especializado na Melhor Idade
Problema: Crescimento da taxa de idosos na população brasileira com a estimativa de que a pirâmide etária comece a se inverter nos próximos 15 anos. Assim, tem-se a necessidade de criação de serviços especializados para tal faixa etária com o objetivo de prevenir, preservar e recuperar a saúde do idoso, o proporcionando um processo de envelhecimento saudável e ativo.

A ideia: Espaço que ofereça serviços especializados na saúde do idoso com práticas de exercícios físicos aliadas a atividades que estimulem o sistema cognitivo de forma integrada, como exercícios que estimulem o fortalecimento muscular; equilibro; memória e propriocepção que geralmente são afetados nesta fase da vida, de maneira multidisciplinar e de amplo acesso a comunidade.

6ª: SmartÔnibus
Problema: A mobilidade urbana é uma problemática nacional de enorme proporção, influente nas atividades cotidianas e que envolve inúmeros personagens, como os condutores de veículos particulares, usuários de transporte público, pedestres, ciclistas, motociclistas e entidades governamentais que a regulam. No atual contexto, nota-se que com o mercado de veículos automotivos em frequente crescimento, o tempo de espera e os engarrafamentos crescem cada vez mais. Em algumas capitais brasileiras o trânsito é considerado o maior problema da cidade por grande parcela da população e a reclamação acerca da qualidade do transporte público é recorrente, fazendo com que muitas pessoas sintam a necessidade de obter um transporte particular ou até mesmo meios alternativos arriscados que não fornecem segurança, chegando a funcionarem irregularmente. A melhoria do transporte público é apontada como uma alternativa mais ecológica, acessível e prática para o contexto do trânsito, uma vez que diminuiria consideravelmente o número de veículos nas ruas, otimizando seu fluxo e servindo melhor aos seus usuários.

A ideia: A ideia do projeto é criar um Sistema de Informações Gerenciais como produto para venda de licenças de uso por tempo determinado para empresas de ônibus ou órgãos públicos interessados no monitoramento da qualidade do transporte coletivo. O sistema utilizará um dispositivo Android em cada ônibus, que será instalado de forma que dificulte a possibilidade de roubos, e através de rede de dados faça a transmissão das informações de diversos sensores, permitindo ao sistema gerar relatórios analíticos e temporais para gerenciar a conduta de cada motorista individualmente, condições do tráfego enfrentado pela frota e, por fim, gerar dados para um aplicativo de plataformas móveis (como Android e iOS) onde o usuário poderá com facilidade acompanhar o tempo de chegada de um ou vários ônibus no seu local de embarque.

7ª: Traddict Plataforma web para troca de produtos
Problema: O problema da dificuldade da troca de produtos entre pessoas, pois muitas pessoas possuem produtos que não são utilizados, que ficam esquecidos em algum local ou que acabam sendo jogados no lixo.

A ideia: Uma plataforma Web/mobile que facilita a troca de qualquer tipo de produto entre seus usuários. Ex.: livros, jogos, consoles, DVD’s, CD’s, quadrinhos, etc. O usuário da plataforma realiza um cadastro e pode publicar o item que deseja trocar, e quais itens são de seu interesse. A plataforma realiza uma busca automática de acordo com o item a ser trocado e com os seus interesses, o usuário então determina se deseja ou não realizar a troca. De forma breve e geral essa é a principal ideia da plataforma, a forma de monetização e outros aspectos que servem de base fundamental ao projeto serão apresentados em outra ocasião.

8ª: Universitag Marketplace de serviços para universitários
Problema: Muitos universitários precisam realizar pequenas tarefas, mas não possuem tempo ou não sabem onde encontrar quem as resolva. Ao mesmo tempo, existe dentro das instituições de ensino superior uma grande gama de estudantes que prestam vários serviços alternativos, ocupando o tempo livre entre os estudos. Infelizmente, ainda não há uma ferramenta que facilite a comunicação entre os universitários que prestam com os que precisam de serviços.

A ideia: O Universitag é um site para universitários que precisam realizar uma pequena tarefa, mas não possuem tempo ou não sabem onde encontrar quem a resolva. O site será divido em nichos, como: tradução de textos e artigos, criação de artes para banners e outros serviços alternativos que podem ser executados por outros universitários. Haverá duas formas de cadastro, uma para universitários que desejam serem prestadores de serviços e a outra para aqueles que querem comprar serviços. O Universitag facilitará o processo de compra e venda de serviços alternativos entre os estudantes do ensino superior, diminuindo o tempo gasto pelos estudantes que querem contratar serviços e proporcionando aos universitários prestadores de serviços uma plataforma para captação de novos trabalhos. Para que haja beneficio financeiro aos criadores da ideia, o site cobrará uma porcentagem em cima de cada serviço realizado, além disso, serão incluídos anúncios patrocinados voltados exclusivamente ao público universitário. Além do próprio site, outro canal de comunicação com os clientes serão as redes sociais e os eventos voltados para público-alvo.

9ª: Usina Limpa
Problema: No Brasil, o manuseio e eliminação de resíduos sólidos urbanos (RSU) é um dos fatores de maior impacto ambiental que põe em risco a saúde pública. A falta de locais adequados para disposição final dos RSU ainda é um problema enfrentado pela maioria dos municípios brasileiros, e a região metropolitana de Belém não fica de fora dessa realidade. Aliado e esta situação, o Brasil ainda se encontra em um cenário energético extremamente desfavorável, visto que, há uma perspectiva de aumento acentuado na tarifa da energia elétrica pelo menos nos próximos cinco anos, segundo o Engenheiro Eletricista Mário Veiga, consultor do Ministério de Minas e Energia (MME), isso se reflete tanto nos consumidores industriais e comerciais, como nos consumidores domésticos.

A ideia: Uma usina de geração de energia tendo como combustível o carvão oriundo do lixo. Nossa intenção é disponibilizar uma alternativa econômica e ambientalmente viável para a destinação dos resíduos sólidos urbanos (RSU), transformando o que é descartado pela sociedade em produtos com valor de mercado e com alto potencial energético, que se trata do carvão e do óleo vegetal obtido pelo aquecimento, desidratação e desintegração dos RSU. Esses produtos, além de serem amplamente utilizados em processos industriais, também podem ser utilizados para a geração de energia, tanto para a demanda da própria usina, como para o comércio no mercado energético e para a produção independente no cenário da geração distribuída.

10ª: Veículo aéreo não tripulado para monitoramento e vigilância

Problema: Veículos aéreos não tripulados (VANTs) são aeronaves controladas por pilotos a partir do solo ou são pré-programados em computadores para percorrer uma rota. Eles podem ser utilizados para fins de reconhecimento e vigilância, portando apenas uma câmera. O monitoramento móvel feito por meio de VANTs proposto pretende evitar a necessidade de um segurança verificar continuamente determinada situação presencialmente. Com isso, pretende-se trazer mais conforto e praticidade aos trabalhadores do ramo, não substituindo os atuais meios de monitoramento estático feito por câmeras, mas oferecendo uma nova dinâmica nas operações de monitoramento.

A ideia: Desenvolver um veículo aéreo não tripulado (VANT), que possa fazer a vigilância de áreas remotas onde câmeras de monitoramento estático não conseguem observar; permitir um deslocamento rápido de uma unidade de monitoramento móvel para averiguar uma situação qualquer; promover um mapeamento em tempo real da região de interesse. Treinar os usuários a manipular os controles por meio de programas computacionais; instruir sobre as configurações do VANT e informar sobre os modos de operação para aprimoramento do uso. Promover a manutenção e assistência técnica ao produto, conforme contrato pré-estabelecido. Primeiramente o VANT será vendido para a empresa de segurança do campus, para aprimoramento do produto e acompanhamento da experiência de uso. Futuramente espera-se construir um modelo mais refinado para ser vendido a empresas de monitoramento; produtoras que queiram fazer filmagens aéreas de seus eventos; agricultores e pecuaristas que queiram supervisionar suas produções de forma mais rápida e barata se comparado ao deslocamento presencial com tratores e outros veículos terrestres.

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