BNDES anuncia chamada de startups

Postado em 24 de janeiro de 2019

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, anunciou em dezembro do ano passado, a chamada para seleção de 60 empreendedores ou empresas que participarão de seu programa de desenvolvimento de startups BNDES Garagem. Na ocasião, também foi lançado edital para escolha de gestor para o centro de inovação do Banco, que deve ser inaugurado em 2019. Os anúncios foram feitos no escritório da WeWork no centro do Rio de Janeiro, espaço que abrigará os 60 participantes desta primeira edição do programa de criação e aceleração de startups.

O BNDES dispõe de R$ 10 milhões para aplicação em duas rodadas do programa de criação e aceleração de startups. Os recursos cobrirão toda a estrutura de custos, incluindo o espaço de trabalho e a gestão e realização do programa. Já a expectativa de orçamento para o centro de inovação é de até R$ 20 milhões por ano.

1ª fase do programa BNDES Garagem selecionará 60 startups e empreendedores. Propostas devem ser enviadas até 27 de janeiro. Serão priorizadas iniciativas em saúde e bem-estar, sustentabilidade social e ambiental, economia criativa, segurança, soluções financeiras, educação, Internet das Coisas e blockchain.

Inscrições para gestor do centro de inovação vão até 15/2/19. Selecionado deve ser divulgado até 12/4/19. Centro deve ser inaugurado em novembro.

Desenvolvimento de startups – Conduzida pelo consório Wayra – Liga Ventures, escolhido por meio de edital para gerir essa primeira edição do programa de desenvolvimento de startups, a seleção de empreendedores priorizará propostas  dos seguintes segmentos: saúde e bem-estar, sustentabilidade social e ambiental, economia criativa, segurança, soluções financeiras e educação. Também serão priorizadas as startups com soluções de Internet das Coisas aplicáveis a cidades, ambiente rural e indústria, além de aplicações que usem a tecnologia de blockchain. Os participantes interessados poderão submeter suas propostas até 27 de janeiro.

Centro de Inovação – Com o edital para seleção de gestor do centro de inovação, o BNDES pretende escolher um parceiro (podendo ser uma empresa ou um consórcio) que ajude na implementação e gestão do Centro de Inovação do BNDES. Além da operação do espaço, o gestor deverá, em parceria com o Banco, apoiar a conexão dos empreendedores com a comunidade de inovação e investimento. Futuras edições do programa de desenvolvimento de startups BNDES Garagem deverão ser realizadas dentro do Centro de Inovação.

 

Mais informações sobre a chamada de empreendedores para o programa de criação/aceleração de startups e para o edital para seleção do gestor do centro de inovação estão disponíveis aqui.

 

 

Texto: Divulgação