AWA – Startup é uma grande aposta para solucionar o problema do lixo descartado na região metropolitana de Belém

Atualizado em: 19/02/2019 às 11:24

A criação de uma Startup ou de algum empreendimento passa, muitas vezes, pela demanda do que ainda é um problema pra sociedade e que pode ser solucionado de alguma forma, seja por um produto ou por um serviço. Foi tomando como base a problemática do Lixo, uma realidade em tantos lugares espalhados pelo Brasil, que surgiu o AWA, uma plataforma que conecta pessoas que desejam descartar os resíduos que produzem de maneira consciente e sustentável junto às cooperativas que realizam a coleta seletiva.

Sobre a Startup

O AWA foi criado por alunos da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que participaram do curso Produção Multimídia oferecido pela própria faculdade. Durante o curso, eles tiveram a ideia de desenvolver um aplicativo gratuito para conectar usuários e cooperativas de catadores de lixo reciclável. A plataforma visa oferecer um destino correto aos materiais que ainda podem ser reutilizados, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

De acordo com Wanderlei Aleixo, um dos criadores do aplicativo, a escolha do nome para a plataforma se deu pelo significado do termo AWA (palavra tupi-guarani), que numa interpretação para a língua portuguesa teria significado similar à palavra Terra. “A concepção do nome é baseada na ideia de ciclo que o termo sugere, com começo, meio, fim e que reinicia continuamente. Algo como uma grande casa partilhada por todos. Nossa marca faz menção também à cultura indígena em seu formato, baseado na arquitetura e funcionalidade das aldeias indígenas”, explica.

Aplicativo AWA

A plataforma conecta duas “pontas” na cadeia dos resíduos: o usuário que oferta o material descartável e a cooperativa que o recolhe. O aplicativo tem duas interfaces separadas (uma para o usuário que deseja descartar o seu material e  a outra voltada para as cooperativas) para que seja o mais leve possível, mantendo a estrutura mínima de funcionamento.  Estas duas interfaces são diferentes entre si e foram projetadas baseadas na mesma funcionalidade ofertada por aplicativos de mobilidade urbana, como os de carro, por exemplo. O processo completo para a elaboração do aplicativo durou dois anos, e ainda precisou de mais um ano para testagem do modelo com o protótipo pronto.

Wanderlei afirma que o objetivo principal da plataforma é servir como uma ferramenta de luta e visibilidade em prol da conservação da fauna e flora da região Amazônica. “Nossa floresta e povos originários são impactados diretamente pelo que consumimos e posteriormente descartamos. Através da diminuição dos resíduos domésticos despejados no meio ambiente, contribuímos para a melhoria da vida dessas populações e para a nossa também. O caminho a ser percorrido é enorme e depende unicamente da conscientização da população. Um objetivo em menor escala é fazer com que as pessoas e empresas que já possuem essa consciência tenham acesso fácil a um serviço online de coleta seletiva e sejam propagadoras massivas deste projeto”, conclui.

Os próximos passos do AWA já estão programados. Em abril deste ano ocorrerá o lançamento do site, assim como o lançamento da versão do aplicativo para o sistema da Apple. Mas antes disso, a versão para smartphones com sistema android será atualizada. Uma das mudanças  para essa versão é a possibilidade  que o usuário vai ter de enviar  fotos dos materiais que deseja descartar. Além da adesão de empresas que são preocupadas com a destinação correta do que elas geram.

Para conhecer mais o trabalho do AWA, basta acompanhar as redes sociais:

Contato e maiores informações: grupoawaonline@gmail.com

Baixe o aplicativo aqui

Texto: Ascom Universitec – Leonardo Carneiro