Avaliação do Muro de contenção do Marahu- Impax

Postado em 26 de fevereiro de 2018

Em decorrência dos danos observados na estrutura do Muro de Contenção da Orla da Praia do Marahu em Mosqueiro, em janeiro de 2018, a Dynamis Techne foi contratada pela construtora IMPAX, responsável pela execução da obra, para fazer a avaliação do projeto estrutural e geotécnico da estrutura de contenção, a fim de determinar as causas para os problemas observados. A estrutura de contenção tem a função de proteger a região contra o processo de erosão provocado pelas ondas.

No trabalho desenvolvido pela Dynamis Techne foram realizadas inspeções visuais, e foram utilizados modelos teóricos e computacionais para a investigação dos problemas. Foram desenvolvidos modelos numéricos da estrutura, com base no Método dos Elementos finitos, tendo sido realizadas simulações computacionais considerando as forças devido ao empuxo do aterro e devido ao impacto das ondas calculadas a partir de critérios normativos internacionais do USACE – United States Army Corps of Engineers (Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos).

Os elementos estruturais do muro foram modelados com elementos sólidos tridimensionais e as estacas foram modelados com elementos de pórtico espacial, sendo o solo representado por molas do tipo P-y, com comportamento linear elástico.

O trabalho realizado pela Dynamis Techne foi apresentado na prefeitura de Belém (Palácio Antônio Lemos) no dia 21 de fevereiro de 2018.

Via: Dynamis Techne