Workshop Conexões: novas narrativas de negócios

Atualizado em: 24/10/2017 às 15:39

PIEBT e PCT Guamá realizam workshop focado em empreendedorismo de impacto

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2017, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal do Pará (PIEBT/Universitec/UFPa) e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) realizam em Belém, em parceria com o Instituto Cidadania Empresarial (ICE), o workshop Conexões – Novas Narrativas de Negócios, focado em empreendedorismo de impacto. O investimento é R$ 30,00 para o público em geral e R$ 10,00 para estudantes. As inscrição estão abertas até o dia 13 de outubro e podem ser realizadas  no link http://bit.ly/WorkshopConexoes. As vagas são limitadas.

O evento é voltado para empreendedores, gestores, consultores e estudantes interessados em empreendedorismo e inovação. A programação conta com 3 palestras e 4 mesas redondas, que abordam os temas: criação e financiamento de negócios de impacto, geração de valor, relatos de experiência e cultura maker.

Participam da programação instituições com relevância nacional, como o ICE, Vox Capital e Kaeté Investimentos, além de iniciativas com atuação regional, como o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, Banco Tupinambá, FAB LAB Belém, dentre outros.

A proposta do workshop surgiu a partir de uma premiação nacional concedida ao PIEBT e PCT Guamá em julho deste ano. As instituições participaram da 2º edição do Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto, organizada pelo ICE, Anprotec e Sebrae. A partir de então, foi criada uma agenda de trabalho para fomentar o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo de impacto na região.

“Ser um dos vencedores possibilita suporte técnico, de serviços e financeiro para a inserção de negócios de alto impacto na estratégia do PIEBT e do PCT, expandindo nossa área de atuação”, comenta Iara Neves, coordenadora do PIEBT.

“É um papel estratégico o PCT e a Universitec passarem a incentivar empreendimentos de negócio de impacto. O nosso estado tem um potencial enorme, que pode ser mais trabalhado”, comenta o diretor presidente do Parque de Ciência e Tecnologia, Antônio Abelém.

Negócio de impacto

De acordo com o site Força Tarefa de Finanças Sociais, negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo e de forma sustentável.

17 de outubro  (terça-feira)

– 14h às 14h30: Credenciamento;
– 14h30 às 15h10: Palestra 1 “Criando empresas em Universidades: um caminho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”;
– 15h10 às 15h50: Palestra 2 “Diálogo sobre Finanças Sociais e Negócios de impacto – soluções para problemas sociais e ambientais”;
– 15h50 às 16h50: Mesa redonda 1 “Criando impacto social na Amazônia: os desafios de quem faz”;
– 16h50 às 17h20: Coffee break;
– 17h20 às 18h: Mesa Redonda 2 “Como criar negócios de impacto?”.

18 de outubro  (quarta-feira)

– 14h às 14h30: Credenciamento;
– 14h30 às 15h10: Palestra 3;
– 15h10 às 15h50: Mesa redonda 3 “Como desenvolver a cultura maker na Amazônia: os desafios de quem faz”;
– 15h50 às 16h50: Mesa Redonda 4 “Como obter financiamento para um negócio de impacto?”;
– 16h50 às 17h50: Coffee break, networking e encerramento

Sobre as instituições organizadoras

PIEBT/UFPA – Criado em 1995, como Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) é uma iniciativa pioneira na região Amazônica, cujo objetivo é atender demandas locais por serviços especializados na criação e no posicionamento de empresas de base tecnológica no mercado, aproveitando o potencial dos recursos da biodiversidade. A partir de 2009, passou a ser uma Coordenadoria da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPa), já conta com mais de 50 empresas apoiadas.

PCT Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 ha cedida pela UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Região Norte. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. O parque tecnológico abriga laboratórios de P&D que oferece serviços variados para os setores público e privado, além de startups e empresas que tenham por essência o investimento em inovação.

ICE – O Instituto de Cidadania Empresarial é uma organização que desenvolve uma articulação de líderes e atua no fomento de Inovações, que possam gerar impacto positivo em populações de baixa renda. A visão da Instituição é mobilizar mais recursos com empresários e investidores, para iniciativas com impacto social positivo mensurável e sustentabilidade financeira.

Workshop Conexões – Novas Narrativas de Negócios
Período: 17 e 18 de outubro de 2017
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório do Espaço Inovação – Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Av Perimetral, km 01, S/N (entre o campus da UFPA e da UFRA). Lotação máxima: 70 lugares.
Investimento: R$ 30,00 público em geral e R$ 10,00 para estudantes
Inscrições: http://bit.ly/WorkshopConexoes