Aplicativo ensina de forma fácil e divertida economia financeira para crianças

Postado em 12 de julho de 2018

Jogo pode ser baixado em tablets Android ou PCs. Objetivo é que as crianças sejam capazes de administrar suas finanças pessoais quando crescerem.

Programa de Incubação de Empresas (PIEBT) da Universidade Federal do Pará (Universitec) desenvolveu um aplicativo em formato de game que dá dicas de economia e administração financeira para crianças, o “Poupadin”. No formato de jogo, o aplicativo ensina de forma fácil, didática e divertida para crianças as técnicas de gestão financeira.

O jogo funciona no formato de game para tablets Android ou PCs. Ele consiste em ensinar para os pequenos técnicas básicas de finanças pessoais, tais como montar um orçamento e planejamento adequado para iniciar uma poupança para atingir determinado objetivo. As rodadas são divididas em tarefas, baseadas no cotidiano das crianças, no qual elas serão obrigadas a cumpri-las.

As tarefas são divididas em quatro elementos: educação (corresponde aos minijogos, que precisarão ser jogados para manter o equilíbrio da mesada); alimentação (o avatar perderá sua energia e necessitará ser alimentado); saúde (poderá ficar doente, devido à má alimentação); e conforto (terão várias opções para personalizar o quarto do avatar). O segredo do jogo é manter um equilíbrio financeiro, em que não se pode gastar muito e nem pouco.

A empresa realiza diversos testes do aplicativos em salas de aula, buscando uma atuação em casa e na escola. “As chances de uma criança não gostar de educação financeira, se ela aprendeu de forma tradicional, são muitas. Por isso, o game seria a melhor opção, oferecendo um aprendizado individual, livre e personalizado”, explica Manoel Lopes, economista e fundador da empresa.

Via: G1 Pará