Amana Katu é finalista em Competição Internacional sobre Água e Desenvolvimento

Postado em 09 de setembro de 2018

O Amana Katu, um dos projetos do Time Enactus UFPA,  é o único representante das Américas no Water Race, uma competição internacional sobre água e saneamento. Durante os dias 9, 10 e 11 de Outubro, uma delegação do Time Enactus Ufpa participará da grande final do desafio nos Estados Unidos e estará competindo com ideias de outros países. 

Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU n° 06, o Amana Katu é um negócio social que busca universalizar o acesso à água potável na Amazônia, por meio de tecnologias de captação de água da chuva sustentável e de baixo custo, montados e vendidos por um grupo de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que recebem uma oportunidade de geração de renda no projeto. Reaproveitamos bombonas da indústria alimentícia na composição do nosso sistema, evitando a geração de resíduos e tornando nosso produto competitivo, com um preço que chega a ser até 52% mais barato que produtos de concorrentes diretos. Para aumentar nosso impacto social sem perder a sustentabilidade financeira, criamos o modelo 5-por-1: a cada 5 sistemas vendidos, 1 é doado para uma família de baixa renda que não possui acesso à água potável. 

Em 2017, o projeto venceu o Desafio Inove+ 2017, a maior competição de empreendedorismo do Pará, e  por aclamação popular, ficou entre as dez melhores iniciativas do mundo para solucionar o problema da água no Prêmio Nestlé-Ashoka “Criando Valor Compartilhado”. Já em 2018, o Amana Katu foi uma das melhores iniciativas escolhidas ao redor do mundo todo para integrar o Mercado de Soluções do 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre a temática água; fomos finalistas do Camp Ecoinovação: Desafio ÁGUA, competição nacional organizada pela ONU Meio Ambiente e o Sebrae Nacional. Também vencemos o Prêmio Ford C3 – Construindo Comunidades Sustentáveis, o II Prêmio Startup Assemae, o Prêmio Amanco ODS 06, que reconheceu nosso trabalho no avanço do ODS n° 06, e o Prêmio Mútua/Anprotec de Inovação e Empreendedorismo!.

E agora, após competir com mais de 130 projetos de 27 países, o Amana Katu é o ÚNICO REPRESENTANTE BRASILEIRO classificado para a rodada final da competição internacional World Water Race! O World Water Race é uma competição global de iniciativas que usam a ação empreendedora para solucionar os problemas de água e saneamento de forma sustentável. 

A rodada final do World Water Race ocorrerá nos no Vale do Silício, nome popular da cidade californiana de San José, nos EUA. E se foi difícil conquistar uma vaga entre os finalistas da competição, agora o time tem outro desafio enorme: levar a equipe do Amana Katu para o Vale do Silício. Por isso, contam com a ajuda de todos para representar o nosso país nos EUA, que incluem entre custos de passagens aéreas (classe econômica), alimentação, hospedagem e transporte, será necessário mais de 18 mil reais só para ajudar os membros do Amana Katu, a equipe de marketing e todo o aparato da Enactus UFPA para chegar no Vale do Silício. E para representar bem o nosso país lá nos EUA, #VamosPrecisarDeTodoMundo!  

Com doações a partir de R$ 10,00 (dez reais) você já colabora com esse objetivo. Veja mais aqui.

Via: Divulgação