Alunos da Faculdade de Comunicação criam aplicativo de localização na UFPA

Atualizado em: 14/05/2019 às 15:49

Alunos da FACOM criaram um aplicativo para dispositivos móveis que tem como proposta facilitar a localização dos principais pontos da UFPA. Desenvolvido a partir de um minicurso ministrado pela professora Drª. Maíra Evangelista de Sousa, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda criaram o software com o intuito de ajudar os novos calouros de Comunicação a se localizarem na Universidade.

O aplicativo Onde Fica? é o produto final do minicurso Publicidade em Mídias Digitais Móveis e tem como público-alvo os recém-chegados na UFPA. “O aplicativo teria a função de ajudar os calouros perdidos da FACOM. É importante frisar que foi pensado para esses alunos, portanto mostra apenas lugares que seriam interessantes para estudantes de Comunicação”, afirmou a estudante Letícia Rodrigues, participante do minicurso. O aplicativo tem o intuito de descrever, de forma bem-humorada, alguns pontos dentro da Universidade.

Recomendado por alguns veteranos, o Onde Fica? auxiliou os novos alunos a se localizarem dentro da UFPA e também a saberem um pouco mais sobre esses locais, por meio da descrição de cada um deles. “Um veterano recomendou para que não ficássemos tão perdidos. E eu obtive muito conhecimento sobre locais dentro da Universidade, como o Centro de Eventos [Benedito Nunes], o Bosquinho, que eu não sabia onde e nem para que servia, e também para entender melhor o que é o CACO [sigla para Centro Acadêmico de Comunicação Social]”, disse Pedro Aviz, calouro de Jornalismo.

Por ser feito em uma plataforma gratuita, está disponível apenas no formato de web aplicativo. “Escolhemos pontos-chave para citar no aplicativo, pois o nosso espaço é limitado por ser uma plataforma gratuita e não termos recursos para pagar”, contou Crystiellen Silva, participante do minicurso.

A ideia de ter um aplicativo que ajuda na localização agradou aos novos alunos. “Achei demais a ideia da criação do app. É de extrema importância, pois a UFPA é enorme. É quase impossível que os calouros não se percam no começo”, falou Emilly Melo, caloura de Jornalismo. Apesar de agradar aos usuários, algumas limitações na plataforma onde o app foi feito dificultam a localização on-line e, além disso, o programa ainda é limitado pela falta de espaço e tempo enfrentadas pelos alunos criadores.

Além de possíveis atualizações e futuras melhorias no software, como inserção de ilustrações, mapas e outros, que possibilitem a publicação no Google Play, o produto criado no minicurso é um incentivo para produzir e valorizar os trabalhos feitos dentro da Faculdade. “É criar e ‘se jogar’ nos trabalhos e oportunidades que surgem dentro da FACOM. Trabalhos incríveis surgem aqui dentro e, pequenos ou grandes, é muito importante valorizar o que é produzido pelos alunos”, comentou Ana Carolina Cirino, estudante de Publicidade e Propaganda e uma das participantes do minicurso.

Texto: Maiza Santos e Bianca Rocha (FACOM).

Imagens: Divulgação.