Aluna do time Enactus UFPA se torna embaixadora da Ford no Brasil

Postado em 26 de junho de 2019

Michigan, nos Estados Unidos, foi o destino de Isabel Cruz na última semana, após ser selecionada para atuar como embaixadora brasileira da Ford Fund, programa mundial de aceleração de startups. Como prêmio, a aluna da UFPA ganhou o direito de trabalhar durante uma semana com empresários e com estudantes de diversos países, na sede da empresa Ford.

A conquista da estudante do curso de Biotecnologia veio pela participação dos projetos de empreendedorismo social do time Enactus da Universidade Federal do Pará em editais da Ford: Amana Katu, em 2018, e Minerva, em 2019. O objetivo da experiência no Michigan era estimular o desenvolvimento de líderes capazes de transformar realidades com a ação empreendedora e, ao mesmo tempo, fortalecer o contato com grandes empresas que financiam essas iniciativas.

Segundo Isabel, a conexão entre estudantes que querem solucionar problemas sociais é fundamental. “Precisamos conversar, estudar e trabalhar para entender melhor as pessoas que a gente impacta e direcionar melhor o nosso trabalho para solucionar esses problemas”, defende. E encontrar soluções para questões sociais já é a especialidade do time Enactus UFPA, do qual Isabel faz parte.

As iniciativas, criadas por estudantes e selecionadas na competição, possuem objetivos ambiciosos. O Amana Katu — “chuva boa”, do tupi-guarani — visa universalizar o acesso à água potável, por meio da instalação de cisternas sustentáveis e de baixo custo nas casas de famílias ribeirinhas. A Minerva quer inserir mulheres no mercado de trabalho da construção civil, por meio de uma plataforma que conecta profissionais a outras mulheres que precisam do serviço.

Além de Isabel, foram selecionados outros 19 estudantes de nove países, entre eles México, Estados Unidos, Gana e Marrocos. “Mesmo tendo trabalhado muito, também fiz amizades e me diverti muito. Foi uma experiência única e enriquecedora”, comemora.

O time Enactus UFPA – Fundado em 2014 com o apoio da Universitec, tem como missão desenvolver líderes que, por meio da ação empreendedora, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social.


Atualizado em 27/06/2019 às 15h14.

Texto: Mariana Vieira (Ascom/Enactus UFPA).