Serviços

A Universitec oferece:

Coordenadoria de Empreendedorismo

O Brasil é o líder mundial em número de empreendedores. Apostar nesse potencial e difundir o empreendedorismo entre os universitários é um dos objetivos da Universitec. A Coordenadoria de Empreendedorismo tem a missão de semear o interesse pelo tema, desde a apresentação aos princípios do empreendedorismo, passando por palestras e cursos, até a promoção de competições de ideias inovadoras.

A Coordenadoria apoia ainda o Clube de Empreendedorismo e o Time Enactus UFPA, que conecta os jovens empreendedores da instituição a uma rede mundial presente em 36 países.

Incubação de empresas

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) é um ambiente de crescimento e consolidação de novos empreendimentos de projetos inovadores, promovendo boas práticas de produção socioambiental nas empresas incubadas e parceiras, incentivando a agregação de valor aos produtos gerados na Amazônia, especialmente os insumos da biodiversidade.

Mais de 50 empresas dos mais diferentes ramos de atuação já foram apoiadas pela UFPA. Isso demonstra o potencial da Universitec e o trabalho desenvolvido por suas coordenadorias, focado no benefício do desenvolvimento tecnológico da região.

Transferência de Tecnologia

O setor leva ao mercado os produtos inovadores desenvolvidos por pesquisadores e instituições parceiras, por meio da Vitrine Tecnológica. A Universitec realiza a interação entre o mercado e os laboratórios de pesquisa da UFPA, na prestação de serviços para aprimoramento e desenvolvimento de produtos e processos que contam com inovação tecnológica.

Propriedade Intelectual

Atua na disseminação da cultura de proteção ao conhecimento na UFPA e na região. Promove os registros de direitos autorais – em convênio com a Fundação Biblioteca Nacional – FBN (obras literárias, artísticas e científicas), propriedade industrial (patentes, marcas e desenho industrial, indicações geográficas e cultivares), registro de softwares e projetos arquitetônicos.

A UFPA é a pioneira na proteção da Propriedade Intelectual na Amazônia, recentemente foi destaque no Ranking Universitário da Folha de São Paulo – RUF, entre as principais instituições em pedidos de patente do país. A Universitec atende pesquisadores da UFPA, inventores independentes e empresas incubadas.