6.º Prêmio Academia ICE reconhece trabalhos acadêmicos sobre Investimentos e Negócios de Impacto

Postado em 24 de outubro de 2019

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Academia ICE, realizado pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), com a parceria estratégica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do BID Lab. O prêmio foi criado em 2013 com o nome de Prêmio ICE e em sua sexta edição passa a chamar Prêmio Academia ICE. Os objetivos seguem os mesmos: incentivar e aprofundar o debate sobre Investimentos e Negócios de Impacto e promover a geração e disseminação de conhecimentos sobre os temas.

Estudantes de graduação, mestrado e doutorado com seus respectivos orientadores, de qualquer curso e Instituição de Ensino Superior (IES) do Brasil, podem participar. As premiações variam de R$ 1.500 a R$ 8.000 reais e devem ser investidas em atividades de formação pelos alunos e orientadores selecionados.

“O Prêmio ICE reforça a estratégia da Rede de Professores mobilizada pelo Programa Academia do ICE para ampliar a produção de conhecimento sobre Investimentos e Negócios de Impacto. No entanto, as inscrições estão abertas para qualquer estudante de curso de graduação ou pós-graduação de todo o Brasil que esteja pesquisando sobre as temáticas. Queremos conhecer e reconhecer a produção acadêmica sobre impacto socioambiental positivo em todas as regiões do Brasil e despertar o interesse de mais e mais docentes e estudantes”, comenta Célia Cruz, diretora executiva do ICE.

Para participar, o estudante deve preencher um formulário on-line no site, anexar o trabalho e a documentação solicitada. As inscrições vão até 31 de março de 2020.

Os trabalhos devem abordar Investimentos e Negócios de Impacto, podendo dialogar outras temáticas como: novos formatos organizacionais voltados para a geração de valor socioambiental; inovação social; marco regulatório e políticas públicas voltadas para o fortalecimento do campo de investimentos e negócios de impacto; novos instrumentos financeiros; economia criativa; entre outros previstos no regulamento. A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão julgadora composta por docentes e por especialistas que atuam ativamente neste campo. O anúncio dos vencedores será em junho de 2020.

Sobre o ICE – Criado em 1999, o ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) é uma organização da sociedade civil que tem como missão articular líderes transformadores no desenvolvimento de iniciativas inovadoras que potencializem impacto social positivo na população de baixa renda. Tendo como propósito central o fomento à inovação social, o ICE escolheu como foco de sua atuação o fortalecimento do ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto que gerem amplo impacto socioambiental positivo.

Sobre o BID Lab – BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma plataforma com propósito aberta ao mundo, que mobiliza capital, conexões e conhecimento para promover inovação para a inclusão na América Latina e Caribe. BID Lab trabalha com o setor privado e capitaliza a influência do BID com os governos e a sociedade civil para maximizar o impacto de seus projetos e investimentos junto a populações vulneráveis.


Atualizado em 24/10/2019 às 16h03.

Texto e arte: Divulgação.