5 Dicas essenciais para criar uma Startup

Postado em 14 de março de 2019

Começar um negócio demanda tempo, organização, esforço, paixão e ousadia. Entretanto, para criar uma Startup, esses elementos precisam ser ainda mais intensos, por não se tratar de uma empresa comum. Pensando nas dificuldades que muitos empreendedores têm para tirar a sua ideia do papel e torná-la um negócio rentável,  separamos 5 DICAS essenciais para criar uma Startup, elaboradas por Bruna Barbosa, Administradora, Startup Hunter e Mentora de empreendedores.

 

Confira abaixo: 

  1. Documente o que é essencial – Não tem dado, não tem defesa. Temos que saber documentar tudo o que é indispensável para um negócio.

  2. Dinheiro não é tudo – Mais importante do que dinheiro é o TIME. Sempre devemos pensar em ter alguém técnico, alguém de vendas, alguém de gerência e de outras áreas dentro do time empresarial. Possuir uma equipe complementar é fundamental.

  3. Crie metas – Se você não tem metas bem definidas do quanto você está vendendo; do quanto você quer crescer; você não sabe se o seu negócio está atendendo suas expectativas. Então, você não sabe, por exemplo, se é a hora de mudar de estratégia, já que você anteriormente não elaborou um “caminho” para seguir. Por isso é muito importante ter metas desde o começo do negócio (durante e depois também).

  4. Procure um Programa de Desenvolvimento para Startups – Não sabemos de tudo, não temos tempo de saber de tudo. Logo, ter alguém pra te guiar é muito mais fácil, por este motivo Incubadoras e Aceleradoras são super importantes, principalmente pra esse tipo de negócio.

  5. Faça um bom plano financeiro – Construir um plano financeiro com calma, observar os índices, ver a variação de cada “cantinho” do negócio é essencial para qualquer empreendedor, pois assim temos como construir um negócio com mais segurança.

É válido lembrar que além dessas dicas, o bom empreendedor deve ter em mente que sua trajetória sempre será de vários aprendizados. Empreender não é uma corrida de velocidade, mas sim de resistência. Obstáculos irão surgir no caminho, dificuldades podem impedir de avançar num primeiro momento. No entanto, a forma como essas coisas são recebidas e elaboradas, determinarão o sucesso e o crescimento de um negócio.
Texto: Ascom Universitec – Leonardo Carneiro